MAPA DE TREINOS

MAPA DE TREINOS
MAPA DE TREINOS SEMANAL- ÉPOCA 2012-2013 - PAVILHÃO DE VENDAS DE AZEITÃO

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Relatório das acções do Plano Desenvolvimento Desportivo entregue à autarquia

No seguimento da implementação do Plano de Desenvolvimento Desportivo, derivado do protocolo rubricado entre a Câmara Municipal de Setúbal, Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Setúbal e Clubes, o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso entregou à autarquia local o respectivo relatório das acções desenvolvidas aos longo da época desportiva 2011-2012. Do referido relatório destacamos os seguintes pontos:
1.      Realização de reuniões com o Agrupamento Vertical de Escola de Azeitão, para coordenação do trabalho a implementar nos vários estabelecimentos de ensino, integrados nesse agrupamento.
2.      Desenvolvimento de sessões de aprendizagem de andebol, semanais, na Escola Básica da Brejoeira, destinadas a dois grupos de prática distintos, integrando alunos do 4º ano de escolaridade, daquela escola. Neste âmbito foram desenvolvidas 76 sessões (38 para grupo), entre Outubro/2011 e Maio/2012. Participaram nessas sessões 41 alunos.
3.      Realização de reunião, no dia 10 Novembro/2011, no Auditório da Escola da Brejoeira, com os pais e encarregados de educação dos alunos integrantes dos grupos de práticos descritos no ponto anterior. Nessa reunião foram apresentados os objetivos do projeto em desenvolvimento, bem como o conjunto de atividades complementares a oferecer a esses alunos, no período Novembro/2011 a Janeiro/2012.
4.      Desenvolvimento de atividades complementares para os grupos de prática da Escola da Brejoeira. As atividades tiveram lugar nos dias 19 Novembro/2011, 1 Dezembro/2011, 19 Dezembro/2011, 14 Janeiro/2012 e 28 Janeiro/2012, no Pavilhão Desportivo de Vendas de Azeitão.
5.      Desenvolvimento de sessões de aprendizagem nas escolas básicas do 1º Ciclo de Vila Nogueira de Azeitão e Vendas de Azeitão. Foram desenvolvidas quatro sessões (2 em cada escola), tendo como destinatários os alunos do 4º ano de escolaridade, daquela escola. Participaram nessas ações 36 alunos.
Como resultado direto das estratégias implementadas, verificou-se de acordo com as expectativas, a adesão de novos participantes, em alguns casos ultrapassando a capacidade real das estruturas, o que obrigou a novos investimentos para complementar as necessidades.
Este é, no fundamental, o grande desafio desta coletividade para o qual suscitamos a melhor atenção da autarquia. Ao mesmo tempo que sentimos que estamos a conseguir atingir uma maior faixa de jovens, debatemo-nos com significativas limitações de natureza financeira para podermos prosseguir com o plano delineado. Essas limitações impõem-se sobretudo sobre a possibilidade de contratarmos mais técnicos para podermos aumentar a oferta de prática e sobre o desenvolvimento e participação em mais atividades, que consideramos indispensável para a fidelização dos novos praticantes.
Destacamos que este investimento de captação na «base da pirâmide» (idades mais baixas) assegurará, nas próximas épocas, uma continuidade gradual de crescimento nos outros escalões, para além do efeito natural sobre a qualidade competitiva e os resultados desportivos a obter, face ao início precoce da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário